Nova campanha de Medicina Geral e Familiar 07-04-2017
A Clínica MediBrain conta com um horário diário semanal mais alargado para consultas de Medicina Geral e Familiar. Consultas também ao Sábado de manhã.

A MediBrain está presente na FINDE.U - Feira Internacional do Emprego da Universidade do porto 03-11-2016
A Convite da Câmara Municipal de Vila do Conde, estamos presentes na Feira Internacional do Emprego da Universidade do Porto. Juntamente com outras duas empresas, a MTVD e a Dorel, ocupamos o Stand de VILA DO CONDE. Dias 2 e 3 de Novembro, na Exponor!
Deixamos o Link do Jornal de notícias, com a reportagem.

Epilepsia do Lobo Temporal 08-04-2016
Desde o início da nossa atividade, enquanto prestadores de cuidados de saúde à População, que a nossa missão é servir cada vez melhor os nossos pacientes. Por este motivo, apostamos numa equipa clínica experiente e de reconheciemento internacional. É a aposta na formação individual de cada profissional que faz a grande diferença!

Hoje vamos abordar as Neurociência, destacando o papel da neurologia, da neurofisiologia e da psicologia para o diagnóstico e tratamento da epilepsia e das doenças associadas, com especial enfoque para a depressão e para a ansiedade.

A Epilepsia é uma doença do sistema nervoso central caracterizada pela tendência para o paciente manifestar crises epiléticas e pelas consequências cognitivas, psicológicas e sociais que resultam desta patologia. Apesar de existirem diversos tipos de crises e outros tantos tipos de epilepsia, a maioria das epilepsias responde favoravelmente à medicação e os pacientes têm poucas ou mesmo nenhumas limitações diárias. Todavia, existem casos em que o controlo das crises é precário, mesmo em esquemas de politerapia, ou seja, a conjugação de vários fármacos antiepiléticos. São exemplo a Epilepsia do Lobo temporal (situação mais comum) ou as displasias corticais.

Os critérios de diagnóstico de epilepsia incluem a parte clínica e os resultados dos exames de diagnóstico, como são exemplo o eletroencefalograma (que nos dá conta da atividade do cérebro) e os exames de imagem (que demonstram possíveis lesões cerebrais).

A Epilepsia do Lobo Temporal (ELT) refratária (isto é, que não é bem controlada com a medicação) é particularmente preocupante. Apesar de medicados com vários antiepiléticos os pacientes continuam a manifestar crises frequentes e alterações cognitivas e emocionais. As perturbações da memória e os sintomas depressivos (que em situações extremas podem conduzir ao suicídio) são algumas das comorbidades que acompanham os doentes com ELT de precário controlo, uma vez que este tipo de epilepsia afeta regiões cerebrais responsáveis pela memória e pelas emoções. Os fármacos antiepiléticos regulam a excitabilidade dos neurónios, na tentativa de normalizar a corrente elétrica cerebral. Todavia, alguns pacientes desenvolvem mecanismos de resistência farmacológica e as convulsões são frequentes, mesmo perante esquemas terapêuticos que envolvem vários antiepiléticos.

Por se verificar um precário controlo das crises, e também porque a ELT atinge regiões do cérebro responsáveis pelas emoções, os comportamentos depressivos acompanham estes doentes. Torna-se essencial o acompanhamento psicológico, por diversos motivos. Primeiro, porque a estimulação cognitiva impede o rápido declíneo, por exemplo, da memória. Depois, porque nem sempre é fácil medicar um doente epilético com antidepressivos e, terceiro, porque as limitações destes pacientes requerem um gradual ajuste das suas atividades diárias e das relações familiares.

Uma vez que a Epilepsia é uma das grandes especialidades da equipa de neurociências da MediBrain, a aposta na investigação científica desta doença tem sido elevada. Recentemente, um estudo científico realizado por alguns dos nossos profissionais, em colaboração com a Faculdade de Medicina e com o Instituto de Biologia Molecular e Celular, ambos da Universidade do Porto, conclui, pela primeira vez, que existe uma relação direta entre epilepsia e depressão, e que essa relação deve-se às alterações de uma região muito específica do cérebro, que desencadeiam sérios problemas nas regiões mesiais do lobo temporal. Atualmente os fármacos antiepiléticos disponíveis não estão direcionados para atuar a este nível. Acreditamos que iremos futuramente contribuir para a redução significativa dos casos de cirurgia da epilepsia (a última esperança para estes doentes). Continuaremos a investigar novas soluções!

Dois dos artigos científicos que abordam o tema podem ser consultados em:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26456522

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24409306


Apoio Escolar 10-07-2015

Agora somos Grupo MEDIBRAIN. A partir de Setembro, poderá continuar a contar com os nossos serviços de saúde, na área médica, terapêutica e diagnóstico, mas também com o apoio escolar.

Assim, à MEDIBRAIN - Clínica Médica e de Diagnóstico, Junta-se o MEDIBRAIN - Centro de Estudos.
Este, tem com o objetivos proporcionar todo o apoio escolar aos 1º, 2º, 3º ciclos e ensino Secundário.

Avaliamos cada criança e encaramo-la como única. O apoio às disciplinas é realizado mediante as dificuldades individuais de cada uma, e, caso se justifique, aplicamos terapias que, ajudarão a melhorar a capacidade cognitiva e combater o insucesso escolar.

NÃO SE ESQUEÇA QUE PODE BENEFICIAR DE APOIO SOCIAL.

SOMOS PROFESSORES, TERAPEUTAS, PSICÓLOGOS E MÉDICOS que ajudarão o seu filho a ser CADA VEZ MELHOR!

Nº Visitas: 237860 Conteúdo da responsabilidade de MediBrain-Clínica Médica*Neurofisiologia*Bem-Estar
:: © 2012-04-13 - Todos os direitos reservados ::
:: Política de privacidade ::
MediBrain-Clínica Médica*Neurofisiologia*Bem-EstarFuture Healthcare Saúde prime, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pedopsiquiatri, fibromialgia, ortopedia, advancecare groupama, eletroencefalograma, neurofeedback porto, RNA Medical, Multicare Victória seguros, dormir mal, acupunctura, hiperactividade, eletromiografia multicare, insónias, neurofeedback, epilepsia, atenção ansiedade, podologia,